terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Bahia Afro Film Festival

Com quase um ano de antecedência, Festival de Cinema Afro é lançado em Salvador

O Bahia Afro Film Festival, Festival Internacional de Cinema Afro, foi lançado na noite desta segunda-feira (10) no Palácio da Aclamação em Salvador, e contou com a presença de cineastas, atores e alunos de uma oficina promovida pela Casa de Cinema da Bahia. Programado para os dias 18 a 27 de novembro de 2008, a antecedência de quase um ano visa buscar patrocinadores e parcerias que coloquem em prática a série de atividades previstas.

A coordenadora executiva do evento, Ruybella Carteado, afirmou que um dos objetivos do projeto é movimentar o panorama da produção de filmes e vídeos na Bahia com enfoque central na população afrodescendente. “Tive essa idéia quando retornei de Nova Iorque. Queríamos agitar o cenário do cinema com um produto bem articulado, além de estimular o turismo étnico”, declarou.

O festival, que teve como mestre de cerimônias a atriz Zezé Motta, apresentou ainda um dos destaques da sua programação. Vinte e cinco jovens alunos de comunidades carentes receberam diplomas e apresentaram vídeos produzidos por eles na oficina “O Negro e o Cinema”, ministrada pela Casa de Cinema da Bahia. Durante vinte dias, eles aprenderam técnicas cinematográficas, como roteiro, direção e edição de curtas-metragens. Rafael Manga, 19, era um dos mais empolgados ao receber seu certificado. “Isso representa para mim uma conquista pessoal e o início de uma carreira que sonho desde criança”, afirmou.

Homenagens
Além da exibição dos vídeos produzidos pelos alunos da Casa de Cinema, diversas pessoas receberam o troféu Zumbi dos Palmares, pelo reconhecimento ao trabalho dedicado à sétima arte. Entre os homenageados estavam Guido Araújo, organizador do Festival de Cinema da Bahia, e Walson Nascimento, um operador de cinema aposentado que se dedica a exibir gratuitamente para os moradores do bairro de São Cristóvão. Após 35 anos de trabalho projetando filmes em cinemas do centro da cidade, Walson comprou o próprio projetor e montou uma sala de vídeo no fundo de sua casa. “Temos espaço para cinqüenta pessoas que quiserem assistir filmes de graça todas as quartas e sábados”, declarou.

Para acessar o site do Bahia Afro Film Festival, clique aqui

Fotos: Tom Correia